quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cristas dos galos valem investimento de milhões no Alentejo

Empresa sueca vai extrair ácido hialurónico das cristas, que é utilizado nas operações à vista, cataratas e para efeitos cosméticos. 

Uma empresa sueca prevê investir cinco a seis milhões de euros numa unidade em Sousel, no Alentejo, para extracção de ácido hialurónico das cristas dos galos, matéria-prima utilizada no fabrico de produtos farmacêuticos. 

A empresa de biotecnologia Bohus Biotech AB vai instalar a unidade na zona industrial da vila, devendo começar a actividade em 2015 e criar entre 10 a 15 postos de trabalho qualificados, revelou à agência Lusa o presidente do município, Armando Varela. 

"A empresa vai investir entre cinco e seis milhões de euros na criação da unidade", disse o autarca, explicando que o ácido hialurónico, extraído das cristas dos galos, é utilizado nas "operações às cataratas e à vista e para efeitos cosméticos". 

"É um processo que está a ser preparado. Estão a ser feitas candidaturas a fundos comunitários para o próximo quadro de apoio e espero que no próximo ano seja instalada em Sousel esta unidade”, disse. 

O município já assinou um "memorando de entendimento" com a empresa e, recentemente, foi celebrado o contrato de cedência de instalações na zona industrial da vila. Trata-se, destacou, de "um investimento importante para Portugal, para o Alto Alentejo e para Sousel". 

"É uma actividade não existente na região e penso que até pode haver parcerias muito importantes a estabelecer, com o Instituto Politécnico de Portalegre e outras entidades, para a área da biotecnologia", acrescentou. 

De acordo com Armando Varela, a unidade a instalar em Sousel não vai efectuar o abate de aves, tendo sido estabelecido um acordo com uma empresa ligada ao abate.


Fonte: Sapo

Sem comentários: