terça-feira, 9 de setembro de 2014

Segundo Hawking, a "Partícula de Deus" pode destruir o Universo

Stephen Hawking falou e deixou um aviso. Importante. Disse que o bosão de Higgs – a chamada Partícula de Deus – tem o potencial de destruir o Universo, segundo contou o físico ao Sunday Times.
O bosão de Higgs pode tornar-se instável e levar ao colapso do espaço e do tempo
No prefácio do livro "Starmus, 50 Years of Man in Space" o teórico inglês escreveu que em níveis de energia muito altos, e se estes forem acelerados, o bosão de Higgs pode tornar-se instável e causar uma “decadência catastrófica do vácuo” e levar ao colapso do espaço e do tempo — e seríamos todos apanhados desprevenidos.
“O potencial de Higgs tem a característica preocupante de poder tornar-se instável em energias acima 100bn giga-elétron-volts (GeV). Isto pode significar que o Universo poderia sofrer uma decadência catastrófica do vácuo, com uma bolha do verdadeiro vácuo expandindo-se à velocidade da luz. Isso pode acontecer a qualquer momento e não vamos estar preparados”.
A boa notícia é que Hawking diz que isto não se irá passar num futuro próximo já que a possibilidade da partícula se comportar daquela maneira é altamente improvável, e que a criação das condições para que isso ocorra é impossível, dado o estado actual do desenvolvimento tecnológico.

“Um acelerador de partículas que atinge 100bn GeV seria maior que a Terra, e é improvável que seja financiado no actual clima económico”, brincou o físico.
O bosão de Higgs foi teorizado por Peter Higgs em 1964. Em 2012, a existência do bosão foi provada pelo CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. 
Eis Peter Higgs a explicar a “Partícula de Deus”:





Fonte: sol.pt

Sem comentários: