quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Meteorito de Chelyabinsk, Rússia, trouxe mais de 10 mil toneladas de substâncias poluidoras

O meteorito de Chelyabinsk caiu na terra acompanhado de 10 mil toneladas de substâncias alheias, refere um relatório dedicado aos problemas da poluição ambiental em 2013.

“Nas camadas atmosféricas se queimaram então cerca de 10 mil toneladas de substâncias meteóricas. Uma nuvem provocada pelo meteorito deu umas voltas em redor do planeta, tendo poluído não só a região dos Urais e o resto da Rússia”, revelou à Itar-Tass o membro da Sociedade Internacional de Pesquisas de Meteoritos, Viktor Gorokhovsky.
Segundo realçou, a nuvem era composta de “componentes banais”, compostos de ferro, silício, alumínio, magnésio, etc. São os produtos de combustão como a fumaça emitida por usinas térmicas. Por isso, tal nuvem não é perigosa, concluiu.
O meteorito Chelyabinsk entrou na atmosfera terrestre em 15 de fevereiro de 2013 pelas 17h10, horário de Moscou. Os maiores fragmentos do corpo celeste caíram nas cercanias do lago Chebarkul, a 78 km de Chelyabinsk.
De salientar que a queda deste meteorito, o mais bem documentado de toda a história humana, causou mais de mil feridos e provocou também inúmeros prejuízos estruturais.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news

Leia mais: 

Sem comentários: