segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Suposto meteorito cai em Guarujá e ganha nome curioso: 'Luan Santana'


Moradores viram bola de fogo no céu antes da pedra aparecer no quintal.
Especialista da USP acredita que pedra pode ser um meteorito.





Um morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, encontrou uma pedra diferente no quintal de casa na última sexta-feira (10). Segundo especialistas, o objeto encontrado pode ser um meteorito, já que alguns moradores relataram terem visto um rastro de fogo do céu minutos antes do objeto cair. Mesmo sem a confirmação de que o objeto seja realmente um meteorito, o proprietário da peça já tratou de batizar o achado: Luan Santana.

O motorista Danilo Paixão, de 27 anos, conta que estava em casa, na Rua Independência, quando ouviu um barulho no quintal. Ele foi logo ver o que tinha acontecido. "Era uma pedra preta. Quase caiu em cima de mim. Eu peguei, ela estava quente e soltei. Fui ver se eram as crianças brincando, mas não tinha ninguém na rua. Por isso eu peguei para analisar", lembra ele. O motorista acredita que a pedra caiu do céu, mas ainda é preciso confirmar com especialistas se o objeto realmente é um fragmento espacial. "Procuramos em sites e a pedra era idêntica a um meteorito. Mas temos que ter uma prova concreta", diz.

Antes da pedra ser encontrar por Danilo, Raquel Mendes Bastos viu uma espécie de estrela cadente cortar o céu. Ela estava em frente a casa dela, na rua Nelson Alexandrino dos Santos, vendo o filho jogar bola na rua, quando avistou o fenômeno. "Eu vi cortando o céu. Olhei e até fiz um pedido porque achei que era uma estrela cadente. Foi um clarão e parecia que pegava fogo. Meia hora depois, o vizinho veio com a pedra na mão falando que tinha caído no quintal dele", explica. Ela conta que se assustou com a coincidência e acredita que a pedra de Danilo tem relação com a imagem que ela viu no céu. "Foi no mesmo horário. Eu acho que deve ter sido", comentou.

A mãe de Danilo, Ana Paixão, não estava em casa na hora que a pedra foi encontrada mas, depois, o filho mostrou a pedra para ela. "Eu fiquei impressionada. Caiu do céu. A gente ficou surpreso. Se estivesse meus netos lá poderia ter caído na cabeça deles porque eles brincam por ali", conta. Os outros vizinhos, que também souberam da queda do possível meteorito, ficaram bem curiosos para ver a tal pedra. "Aqui eu nunca vi. Já vi na televisão que em sítios já caiu, mas não no meio da cidade" comenta a cabeleireira Lucelia Pereira.

Por enquanto, a pedra continua com Danilo. Segundo ele, nos próximos dias, levará o material para análise para saber realmente se a pedra que caiu no quintal dele pode ter vindo do espaço. Enquanto não chega a confirmação, o motorista brinca com a situação. "Não tem a música Meteoro da Paixão? Esse é o meteoro do Paixão. Então o nome vai ser Luan Santana. Não sou fã mas tem tudo a ver", brinca.

O G1 entrou em contato e enviou fotos da pedra para o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o professor Jacques Lepine, doutor em Astronomia pela Universidade de Paris, a pedra realmente aparenta ser um meteorito. Apesar disso, é necessário o estudo do objeto para chegar a uma certeza absoluta. "Pelas fotos pode ser um meteorito sim. Os relatos no céu também fortalecem a hipótese. Outro detalhe é o fato de ele parecer 'queimado' do lado externo. Essas evidências apontam para a direção de que realmente seja um objeto que veio do espaço", afirma.

Fonte: http://g1.globo.com

Sem comentários: