sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Australiano conquista o “melhor emprego à volta do mundo”

Tyson venceu a competição The Best Job Around the World e vai passar um ano em viagens pelo mundo. Salário: cerca de 74 mil euros (cerca de 241 mil reais).
Tyson Mayr ganhou o cargo de Chief World Explorer na competição promovida pelo site internacional de viagens Jauntaroo. O prémio deste "melhor emprego do mundo": viajar durante um ano por cerca de 50 destinos.
A ajudar, conta com um salário anual de 100 mil dólares (cerca de 74 mil euros). O trabalho passa por publicar e partilhar online as experiências desta viagem agendada para começar em Março e que passará, por exemplo, por Puerto Rico, diversos locais dos EUA, Jamaica, Maldivas, Bahamas, Caraíbas, Alemanha ou Grécia.
Mas o trabalho não é só passeios e viagens. O vencedor de Best Job Around the World terá “também que retribuir algo aos destinos” que visitar. “Chamamos-lhe volunturismo, o que também pode incluir participar em colheitas, limpar praias ou estudar a preservação de recifes de corais”, refere Tom Wilson, director comercial do portal. As actividades de “volunturismo” serão, à partida, propostas por cada destino. Caso contrário, a proposta será feita por uma parceria do concurso, a Live Different – organização especializada na área.
O vencedor já é experiente em viagens – desenvolveu o projecto The Naked Traveller e, como explica, desde 2009 deixou de usar o seu fato e gravata e começou a “vestir” uma mochila e a tentar viajar por mais de 50 países, por seis continentes, por menos de 10 mil dólares por ano (cerca de 7400€). Quer “mostrar a toda a gente” que viajar “não é só possível como é fácil e uma experiência marcante que muda toda a nossa vida”, como referiu em entrevista aos fãs da página de Facebook do Jauntaroo. Segundo explica o portal em comunicado, Tyson foi escolhido pela sua “personalidade extrovertida, natureza sociável e genuíno amor por viagens e gosto pelas diferentes culturas”.

Tyson, que fez parte dos 3000 candidatos iniciais (de 99 países) destacompetição lançada no Verão de 2013, passou pelo grupo dos 50 seleccionados pela empresa, chegou aos cinco finalistas com mais de 21 mil "gostos" no seu vídeo de 60 segundos de apresentação (atrás do havaiano Cody E., que tinha cerca de 23 mil) e foi agora escolhido como vencedor. A vitória foi atingida após um evento que reuniu os finalistas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e que incluiu actividades de selecção como apresentações filmadas, fotografia e escrita ou a exploração de locais como a Grande Mesquita Sheikh Zayed bem como corridas de camelo e pintura dehenna.
A nacionalidade do vencedor coincide com a fonte de inspiração para esta iniciativa do Jauntaroo - que se diz um site “casamenteiro de viagens” visto que cria programas de viagens à medida dos interesses e orçamento dos viajantes -, já que as primeiras competições mundialmente célebres de “o melhor emprego do mundo” foram levadas a cabo pelo Turismo de Queensland, na Austrália.

Fonte: http://fugas.publico.pt

Sem comentários: